Já ouviu falar em odontologia do sono?
- dra. Cassiana
- 18 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Bom, essa é uma área da Odontologia que estuda e atua em distúrbios relacionados ao sono.
Quando dormimos, os músculos relaxam e a língua se posiciona mais para trás, o que faz com que a passagem de ar fique mais estreita – provocando distúrbios como ronco e outros distúrbios respiratórios do sono.
Com o oxigênio insuficiente nos pulmões e no sangue durante o sono, a frequência cardíaca aumenta e o cérebro emite sinal para acordarmos. Imagina isso acontecendo inúmeras vezes durante a noite? O sono fica fragmentado e impede um descanso profundo.
Como consequências: aumento de stress, depressão, mau-humor, mau desempenho em atividades diurnas, problemas cardíacos e até problemas conjugais. Tudo isso comprovado cientificamente.
Uma passagem de ar mais ampla, permite que o ar chegue com plenitude até os pulmões, evitando roncos, falta de ar, despertares e aumento da frequência cardíaca durante o sono.
Nesse sentido, dentro da odontologia, existem dispositivos específicos que são posicionados nos dentes antes de dormir e que que atuam para aumentar a passagem de ar até os pulmões. É chamado de aparelho do sono, aparelho do ronco ou aparelho intra-oral.
Esse dispositivo atua impulsionando a mandíbula para a frente e permitindo que toda a musculatura seja também impulsionada, permitindo uma passagem de ar ampla e evitando episódios de ronco e diminuição de oxigênio aos pulmões.
Como benefícios, esse paciente se sente mais disposto, porque teve uma noite de sono restauradora, a qualidade de vida melhora, o rendimento também e a saúde é controlada. 😊
Comentarios